GEOQUÍMICA FLUVIAL APLICADA À AVALIAÇÃO DAS TAXAS DE INTEMPERISMO QUÍMICO E REMOÇÃO DE SOLO DA FORMAÇÃO RIO CLARO

Autores

  • Antonio Aparecido Couto Junior
  • Fabiano Tomazini Conceição Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Alexandre Martins Fernandes
  • Cenira Cunha
  • Eder Paulo Spatti Junior

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v17i3.1006

Palavras-chave:

Balanço de denudação, rochas sedimentares, minerais silicáticos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar, pela geoquímica fluvial, as taxas de intemperismo químico e remoção do solo na Formação Rio Claro, usando como área de estudo a bacia do Ribeirão Cachoeirinha, Rio Claro (SP). No exutório desta bacia hidrográfica foram analisados os seguintes parâmetros: vazão, sólidos totais dissolvidos (STD), sólidos totais em suspensão (STS), temperatura, pH, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido. Os resultados revelaram um fluxo anual de cátions e ânions de 114,3 t a-1 e uma taxa de intemperismo dos minerais silicáticos da Formação Rio Claro de 0,7 m Ma-1, indicando uma baixa taxa de intemperismo químico destas rochas em relação a outros tipos de rochas (carbonatos, basaltos, granitos, xistos, gnaisses e alcalinas).  No que tange a remoção de solos, obteve-se o valor de 169,8 t a-1, com uma taxa de 9,6 m Ma-1, sendo tais valores coerentes com os resultados obtidos em estudos realizados na região sudeste do Brasil. Deste modo, nas condições climáticas atuais ocorre o predomínio de remoção de solo em relação à sua formação, ou seja, há balanço positivo de denudação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Tomazini Conceição, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Geólogo, Mestre em Geociências, Doutor em Geologia Regional e Pós-Doutor em Geocronologia pela The University of Queensland. Atua como professor assistente doutor no Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento (DEPLAN) do IGCE da UNESP de Rio Claro.

Downloads

Publicado

01-09-2016

Como Citar

Couto Junior, A. A., Conceição, F. T., Fernandes, A. M., Cunha, C., & Spatti Junior, E. P. (2016). GEOQUÍMICA FLUVIAL APLICADA À AVALIAÇÃO DAS TAXAS DE INTEMPERISMO QUÍMICO E REMOÇÃO DE SOLO DA FORMAÇÃO RIO CLARO. Revista Brasileira De Geomorfologia, 17(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v17i3.1006

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)