MEDITAÇÕES EM TORNO DA RELAÇÃO ENTRE ENGENHARIA HIDRÁULICA E GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: BREVE APANHADO HISTÓRICO E APONTAMENTOS PARA NOVAS PESQUISAS
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v17i3.1031Palavras-chave:
Engenharia hidráulica, geomorfologia fluvial, história, epistemologia, filosofia.Resumo
Este artigo trata de uma linha importante de reflexão epistemológica existente na história da geomorfologia fluvial: a da sua relação com a engenharia hidráulica e a hidrodinâmica. Ao estudarmos este ramo da geomorfologia percebemos como sua gênese histórica teve origem e foi dependente das discussões científicas e epistemológicas que houve no nascedouro da engenharia hidráulica e da hidrodinâmica fluvial. Desta forma, evidenciamos a tese de que o estágio de discussão estabelecido por engenheiros hidráulicos a partir da passagem do século XVII para o XVIII foi fundamental para o avanço dos conhecimentos e fundação das bases epistemológicas para a constituição das teorias fluviais sobre o relevo terrestre no início do século XIX (nascedouro da geomorfologia fluvial). Abre-se, desta forma, excelente campo para novas pesquisas e reflexões sobre a filosofia histórica desta disciplina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.