ANÁLISE DIGITAL DO RELEVO APLICADA À CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA DA PORÇÃO CENTRAL DA SERRA DO MAR PARANAENSE

Autores

  • Ricardo Michael Pinheiro Silveira Doutorando em Geografia pelo PPGGEO/UFPR, vinculado ao Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Geomorfologia e Geotecnologias (LAGEO).
  • Claudinei Taborda da Silveira Professor Adjunto do Departamento de Geografia (UFPR) e coordenador do Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Geomorfologia e Geotecnologias (LAGEO).

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v17i4.1063

Palavras-chave:

Modelo Digital do Terreno, Geomorfometria, Mapeamento Geomorfológico

Resumo

No contexto da análise digital do relevo como subsídio à modelagem geomorfológica, o presente trabalho tem como objetivo aplicar uma classificação geomorfométrica parametrizada a partir de Modelo Digital do Terreno (MDT) e atributos topográficos para mapear formas de relevo e formas de vertente num recorte localizado na Serra do Mar, estado do Paraná, Brasil. O MDT, interpolado a partir de dados vetoriais planialtimétricos na escala 1:25.000, possui célula de 15x15 metros. Foram calculados sete atributos topográficos: declividade, plano de curvatura, perfil de curvatura, relevo sombreado, acumulação de fluxo, índice topográfico de umidade e índice de posição topográfica. As regras de classificação automatizada para os mapas de formas de relevo e formas de vertente foram definidas considerando duas abordagens: a) discretização dos atributos topográficos por critérios estatísticos (média e desvio padrão) para variáveis que apresentam valores relativos a uma área específica; b) discretização por critérios determinísticos para variáveis cujos valores podem ser aplicados em áreas distintas. O mapa de formas de relevo resultou na identificação de cinco formas de relevo principais (planície, rampas coluvionares, calhas de drenagem, vertentes e cristas) fragmentadas em outras oito adicionais, subdivididas em classes com distintas características geomorfométricas. O mapa contemplou as principais segmentações morfológicas da área de estudo, com poucos ruídos na classificação. Para o mapa de formas de vertente foram obtidas 27 classes. Devido ao nível de detalhamento, as formas de vertente se mostraram mais sensíveis à qualidade e à escala do modelo. Em campo constatou-se o potencial de aplicação das classificações geomorfométricas automatizadas a partir de MDT para levantamentos geomorfológicos preliminares, condizente com as principais rupturas observadas na paisagem e com baixo custo operacional. Conclui-se que, para a eficácia da classificação resultante, alguns tópicos requerem atenção: a escala da base de dados, o tamanho de célula do MDT, o cálculo dos atributos topográficos, o tamanho da janela móvel para cálculos de vizinhança e os parâmetros das regras de classificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Silveira, R. M. P., & Silveira, C. T. da. (2016). ANÁLISE DIGITAL DO RELEVO APLICADA À CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA DA PORÇÃO CENTRAL DA SERRA DO MAR PARANAENSE. Revista Brasileira De Geomorfologia, 17(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v17i4.1063

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)