CARACTERIZAÇÃO DOS AJUSTES E MUDANÇAS NA MORFOLOGIA DO RIO SÃO JOÃO, REGIÃO DAS BAIXADAS LITORÂNEAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v22i1.1826Palavras-chave:
estilos fluviais, morfologia do canal, retificação, lagoa de JuturnaíbaResumo
O trabalho foi desenvolvido na bacia do rio São João, localizada na região das baixadas litorâneas do Estado do Rio de Janeiro e teve como objetivo caracterizar os tipos de ajustes e mudanças ocorridas na morfologia do rio São João entre 1964 e 2018, tendo como base a classificação de rios. O sistema fluvial apresenta histórico de intervenção que modificaram em vários trechos as configurações originais dos canais, através do processo de retificação de canais e a construção do reservatório de Juturnaíba. Somado a isso, tem a substituição gradativa e secular da vegetação natural de Mata Atlântica por grandes áreas de cultivos e pastagens. A identificação das tipologias dos rios foi com base na metodologia dos estilos fluviais que serviram de base de comparação temporal para identificação dos ajustes morfológicos do canal. Os ajustes foram avaliados a partir das evidências morfológicas erosivas do canal: canais abandonados, extensão de curva de meando, formação de meandro, migração lateral, rotação de curva de meandro e translação de curva de meandro. Foram identificados oito estilos fluviais sendo que as ocorrências das evidências de ajustes ocorrem em quatro estilos fluviais, localizados a montante do reservatório de Juturnaíba, predominantemente em áreas ocupadas por pastagens. Também foi observado evidências de ajuste do canal na área da reserva biológica localizada próxima ao reservatório, contudo, a manutenção da vegetação mostrou-se um importante controlador desses ajustes, considerando que este trecho apresenta condições semelhantes de comportamento geomorfológico em relação às demais áreas com a ocorrência de ajustes no canal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.