Processos erosivos e dinâmica de duas voçorocas desenvolvidas em solo residual em uma encosta íngreme (Estado do Espírito Santo, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v25i1.2489

Palavras-chave:

Erosão hídrica, Terracetes, Deteriozação do solo, Morros, Solo residual

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender as causas e os processos que levaram a formação de duas voçorocas em uma encosta localizada no município de Alegre, Estado do Espírito Santo (Brasil). O estudo envolveu a caracterização geológica, pedológica e mineralógica, análise multitemporal de imagens de sensoriamento remoto, análise morfométrica e morfológica das voçorocas, e a descrição e identificação de feições erosivas indicativas de processos erosivos. Os resultados mostram que as voçorocas estão instaladas em uma encosta declivosa, cujos horizontes e tipos de solo possuem distribuição heterogênea. A taxa de perda de solo foi estimada em 198 m3.ano-1 para os anos de 2007 a 2021. A origem das voçorocas parece estar relacionada ao rompimento de terracetes, devido a pecuária intensiva de rebanhos bovinos. Uma vez instaladas, as voçorocas evoluíram rapidamente, com curtos períodos de estabilidade. Os movimentos de massa gravitacionais e a presença de trincas de tensão contribuíram para a expansão das voçorocas. O estudo exemplifica um caso típico de degradação do solo quando não são adotadas práticas de manejo e conservação do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2024

Como Citar

Alves, J. P. I. ., Hartwig, M. E., & Espinoza, J. A. A. . (2024). Processos erosivos e dinâmica de duas voçorocas desenvolvidas em solo residual em uma encosta íngreme (Estado do Espírito Santo, Brasil). Revista Brasileira De Geomorfologia, 25(1). https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v25i1.2489

Edição

Seção

Artigos