AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO DE BARRAS FLUVIAIS DO RIO PARANÁ POR MEIO DE IMAGENS CBERS/CCD

Autores

  • Edvard Elias Souza Filho Universidade Estadual de Maringá
  • Bruno Tiago Condessoto Rigon Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v13i1.342

Palavras-chave:

barras fluviais, velocidade de deslocamento, rio Paraná

Resumo

A formação do reservatório de Porto Primavera cortou o suprimento de sedimentos do rio Paraná. O primeiro efeito a ser observado foi a redução da carga suspensa e a seguir a progressiva retirada das formas de leito do rio. As barras fluviais são as formas ativas que menos foram afetadas, mas todas elas deslocam-se para jusante e a avaliação de sua velocidade de deslocamento é um parâmetro que deve ser conhecido para uma adequada avaliação das transformações que o canal está sofrendo. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar a velocidade de deslocamento de quatro barras fluviais situadas entre a ilha Óleo Cru (SP) e a ilha Floresta (MS). Foram utilizadas imagens orbitais (CBERS 2 CCD) obtidas no período entre 2004 e 2007, a uma razão de três imagens por ano. Por meio do programa SPRING, as imagens foram georreferenciadas, a área do canal foi recortada. A partir das informações da banda 2 (0,45 - 0,52 μm) a posição de cada barra foi definida e incorporada ao banco de dados. A comparação entre a posição da parte jusante de cada barra em cada data permitiu a avaliação do deslocamento ocorrido em cada intervalo de tempo. Os resultados permitiram observar que a velocidade média de deslocamento das quatro barras foi de 25,5 m/mês, com uma variabilidade temporal considerável, já que os valores médios ficaram situados entre 11 e 43 m/mês. A velocidade de deslocamento das barras não foi afetada pela cominuição a que estão submetidas tampouco pelo gradiente do leito, mas em duas delas foi obtida correlação positiva com a descarga máxima, enquanto que em outras duas a correlação foi negativa. Os resultados permitem concluir que a movimentação das barras é controlada por fatores hidrodinâmicos locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvard Elias Souza Filho, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Geografia.

Geomorfologia fluvial, impacto de barragens, sensoriamento remoto, hidrografia, hidrossedimentologia, análise de bacias.

Bruno Tiago Condessoto Rigon, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

13-08-2012

Como Citar

Souza Filho, E. E., & Rigon, B. T. C. (2012). AVALIAÇÃO DA VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO DE BARRAS FLUVIAIS DO RIO PARANÁ POR MEIO DE IMAGENS CBERS/CCD. Revista Brasileira De Geomorfologia, 13(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v13i1.342

Edição

Seção

Artigos