MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA PRAIA DO GUINCHO, CONSELHO DE CAISCAIS (PORTUGAL), BASEADO EM MÉTODO GEODÉSICO DE PRECISÃO.
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v16i1.524Palavras-chave:
Linha de Costa, Modelo Digital de Elevação (MDE), Monitoramento CosteiroResumo
Estudos realizados na zona costeira do Conselho de Cascais, Portugal, revelaram diferenças significativas no padrão geomorfológico das praias do conselho, que, por consequência, responderão de forma diferenciada às estimativas futuras de elevação do nível médio do mar e de alterações no padrão da agitação marítima. Essas características peculiares da área de estudo apontaram a necessidade de desenvolvimento e aplicação de metodologias para modelagem e monitoramento das variações morfológicas dos setores praias como intuito de identificação de eventuais alterações anômalas ao longo do tempo e, com isso, subsidiar projetos de mitigação/recuperação desses setores para reduzir/evitar impactos ambientais. Neste trabalho foi realizado o mapeamento geomorfológico da Praia do Guincho, Conselho de Cascais, baseada em métodos geodésicos de posicionamento e altimetria de precisão, adequada para estudos de precisão de geomorfologia e dinâmica costeira, na qual Linhas de Costa (LC) e dos Modelos Digitais de Elevação (MDE) praiais são determinados a partir do posicionamento e altimetria GNSS (Global Navigation Satellite System) em relação aos referenciais geodésicos adotados oficialmente no território português. Os resultados permitiram: acurácia decimétrica do MDE, modelagem das formas morfológicas e do padrão de distribuição do relevo, classificação do estágio morfodinâmico, e extração de informações quantitativas importantes, tais como área e perímetro emersos, volume de sedimentos acima da superfície de nível médio do mar, e frequências das altitudes ortométricas. Foram apontadas características específicas da metodologia para o adequado monitoramento das alterações praias de curta duração em escala de detalhe, com aplicações em estudos relacionados com estoque, transporte e suprimento sedimentares das praias do Conselho de Cascais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.