PERIGOSIDADE A CHEIAS NO RIO UÍMA (SANTA MARIA DA FEIRA, PORTUGAL): ENSAIO METODOLÓGICO DE SUPORTE À IMPLEMENTAÇÃO DA DIRETIVA 2007/60/CE
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v15i4.536Palavras-chave:
perigosidade a cheias, elementos expostos, Hec-Ras, Diretiva 2007/60/CEResumo
O aumento dos episódios de cheias e consequentes perdas humanas e prejuízos materiais tem conduzido a uma crescente preocupação por parte dos governos europeus e das autoridades nacionais que lidam com estas questões. Neste contexto, a aprovação da Diretiva 2007/60/CE estabeleceu a necessidade de se efetuar uma avaliação preliminar do risco de inundação e de se produzir cartografia de apoio à minimização dos efeitos destes eventos. Neste artigo apresenta-se um ensaio metodológico para a determinação da perigosidade a cheias num setor do rio Uíma (norte de Portugal), através da aplicação de uma matriz de intensidade-probabilidade. Esta matriz relaciona os parâmetros da velocidade e da altura da coluna de água, modelados no software Hec-Ras, com a frequência de ocorrência de cheias. No final identificaram-se, por classe de perigosidade, os elementos expostos, designadamente o edificado e as estradas. Os resultados mostram que as diferenças nos perímetros de inundação para os períodos de retorno considerados (10, 50 e 100 anos) se destacam na área central da planície aluvial modelada. A altura da coluna de água apresenta valores mais elevados nos segmentos do rio a montante das pontes, que funcionam como barreiras à circulação da água. A velocidade da água é elevada nesses mesmos segmentos e no setor a montante, onde o vale é mais estreito. Pela conjugação destes fatores e da recorrência dos eventos, verifica-se que a perigosidade a cheias é mais elevada nos setores atravessados por pontes e no início do setor modelado. A metodologia aplicada visa ser um contributo para os municípios portugueses que terão de dispor de cartografia de áreas inundáveis similar à que se apresenta neste trabalho de forma a cumprirem o estipulado na Diretiva 2007/60/CE.
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