ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA DE MÉTODOS DE VULNERABILIDADE FÍSICA EM ZONAS COSTEIRAS TROPICAIS

Autores

  • Débora Vieira Busman Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Venerando Eustáquio Amaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pedro Walfir Martins Souza-Filho Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v17i3.912

Palavras-chave:

Gestão Costeira, Análise de Componentes Principais, Erosão, Inundação

Resumo

Reduzir a subjetividade, corriqueira em estudos de vulnerabilidade física, foi o objetivo desta pesquisa que avaliou os métodos Vulnerabilidade Natural (VN), Vulnerabilidade Ambiental (VA) e o método proposto Vulnerabilidade Ambiental ao aumento relativo do nível médio do mar (VNMM) por meio de Análise de Componentes Principais (ACP) das variáveis físicas e ponderações associadas. Os municípios costeiros de Macau e Guamaré, no estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, apresentam múltiplos conflitos de uso e ocupação do solo devido as principais atividades econômicas consistirem nas indústrias do petróleo e gás, carcinicultura, salinicultura e eólica instaladas em setores de grande susceptibilidade ambiental a impactos decorrentes de mudanças climáticas. O método com resultado mais pessimista foi o VN e o método com resultado mais otimista foi o VNMM, que apresentou áreas de hot spot ao aumento relativo do nível médio do mar. O município de Guamaré apresentou maior vulnerabilidade física em todos os métodos por exibir maior extensão de sua zona costeira em áreas planas e de baixas altitudes. De acordo com a ACP, todas as variáveis influenciaram na vulnerabilidade física nos métodos VN e VA, porém com intensidades diferentes em cada área. No método VN as variáveis geologia, declividade e solos foram as mais importantes. Estes resultados podem subsidiar o processo decisório para gestores ambientais e os métodos testados são replicáveis tanto em municípios costeiros quanto interiores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Vieira Busman, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnica em Geodésia e Cartografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), graduada em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará e mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande/RS. Atualmente, está cursando o doutorado no Programa de Pós-graduação em Geodinâmica e Geofísica do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já atuou em pesquisas nas áreas de oceanografia marinha, sedimentação pelítica e arenosa, morfodinâmica costeira e gestão integrada do Meio Ambiente natural e urbano. Tem como principal linha de pesquisa análise e planejamento ambiental e urbano com o uso de geotecnologias, como sensoriamento remoto e geoprocessamento em SIGs.

Venerando Eustáquio Amaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte


Bacharel em Geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), Mestre em Geologia Econômica pela Universidade de Brasília (1989) e Doutor em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo em cooperação com o Laboratoire de Dynamique de la Lithosphére da Université Claude-Bernard (UMR 5570) de Lyon, França (1998). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DG/UFRN), Responsável Técnico pelo Laboratório de Geoprocessamento (GEOPRO). Coordenador Geral da Rede Cooperativa Norte-Nordeste de Pesquisa no Monitoramento Ambiental de Áreas sob Influência da Indústria Petrolífera (Rede 05-PETROMAR, entre 2001 e 2015, financiada pelo CTPETRO-FINEP/PETROBRAS/CNPq). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia do Petróleo (PPCEP) ambos da UFRN. Membro permanente do Programa de Formação em Geologia, Geofísica e Informática do Setor Petróleo e Gás da Agência Nacional do Petróleo (PRH-22). Membro da American Geophysical Union (AGU). Membro da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG). Participa de projetos de cooperação internacional. Atua como pesquisador em Geociências, com ênfase no Geoprocessamento (Sensoriamento Remoto, SIG, Processamento Digital de Imagens, Banco de Dados Espaciais, Geodésia de Precisão) e Monitoramento Ambiental de Áreas Costeiras.

Pedro Walfir Martins Souza-Filho, Universidade Federal do Pará

Concluiu a graduação em geologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1993) e a especialização em geologia e geofísica marinha pela Universidade Federal Fluminense (1993). Concluiu o mestrado (1995) e o doutorado (2000) pela UFPA na área de geologia marinha e sensoriamento remoto geológico, respectivamente. Atualmente, é professor associado do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, onde atua desde 2002 e Pesquisador Associado do Instituto Tecnológico VALE Desenvolvimento Sustentável desde julho de 2012. Seus principais interesses em pesquisa são: origem e evolução de ambientes costeiros, sensoriamento remoto dos ambientes costeiros e dinâmica espacial e temporal dos manguezais. É Pesquisador 2 do CNPq e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o período de 2008-2012.

Downloads

Publicado

01-09-2016

Como Citar

Busman, D. V., Amaro, V. E., & Souza-Filho, P. W. M. (2016). ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA DE MÉTODOS DE VULNERABILIDADE FÍSICA EM ZONAS COSTEIRAS TROPICAIS. Revista Brasileira De Geomorfologia, 17(3). https://doi.org/10.20502/rbg.v17i3.912

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>