Mapeamento Geomorfológico do Estado de Minas Gerais: uma proposta com base na morfologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v24i1.2233

Palavras-chave:

Mapa Geomorfológico, proposta metodológica, geomorfologia, Minas Gerais, Morfologia

Resumo

A representação cartográfica do relevo demanda uma proposta de classificação que englobe tanto as tipologias das formas, como também a associação destas com fatores como a litoestrutura, processos atuantes durante a esculturação e a distribuição espacial das mesmas, conformada, necessariamente, à escala de representação escolhida. Este artigo propõem uma metodologia de classificação das Formas de Relevo aplicada ao estado de Minas Gerais, na escala de 1: 1.000.000, composta por 2 níveis taxonômicos: o morfoaltimétrico e o morfoestrutural, cuja aplicação resultou na identificação de 74 Unidades Geomorfológicas mapeadas, com utilização de produtos digitais como MDE, mapa geológicos, rede hidrográfica e técnicas semiautomáticas de interpretação e classificação em ambiente de SIG. O relevo de Minas Gerais é complexo, formado por uma grande variedade de morfologias, com gênese e dimensões distintas. O resultado do mapeamento mostra o predomínio no estado, em termos de área, do Sistema de Planaltos, seguido pelo Sistema de Depressões Relativas, Sistema de Montanhas e Serras, sendo o Sistema de Planícies, o de menor ocupação territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Carlos Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Geografia

Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências, da Universidade Federal de Minas Gerais, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação. Graduou-se em Geografia pela mesma Universidade e tem os títulos de MSc pela Sheffield University, Reino Unido e de Doutorado em Geociências pela Johann Wolfgang Goethe Universität, em Frankfurt a. Main, Alemanha (1995). Ocupou duas vezes o cargo de Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (1996-1998; 2002-2005), tendo sido também Diretora do Instituto de Geociências-UFMG (2006-2010). Foi membro e presidente da Comissão que propôs as Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Geografia, tendo atuado ainda como avaliadora de Cursos de Graduação de Geografia do MEC. Participou da Comissão de Avaliação da CAPES para os Cursos de Pós-Graduação em Geografia (2006-2008). Fez parte do Conselho Diretor da Revista Geografias e da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Geomorfologia, entre outras. Participou, como Titular, do Conselho de Políticas Ambientais (COPAM) do Estado de Minas Gerais. Trabalha na área de pesquisa de Geomorfologia, com ênfase na geomorfologia dinâmica, hidrologia superficial e sub superficial, processos de erosão, evolução do relevo e estudos ambientais. Realizou pós-doutorado na Universidade de Berkeley, Califórnia, USA (2010-2011). Foi designada como Coordenadora Adjunta do Comitê de Geografia da CAPES para o Quadriênio 2014-2018.

Thallita Isabela Silva Martins Nazar, universidade federal de ca

Professora Adjunta A na Universidade Federal de Catalão - UFCAT (GO). Atua no Instituto de Geografia (IGEO-UFCAT), nos cursos de Geografia - Licenciatura e Bacharelado, e no Programa de Pós-Graduação em Geografia UFG/UFCAT. É Doutora em Geografia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Mestra em Geografia (2013) pela mesma Instituição (UFU). Especialista em Geomática (2011) com ênfase em Geoprocessamento pela Faculdade Católica de Uberlândia. Graduada em Geografia (Licenciatura - 2010 e Bacharelado - 2011) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui experiência em Geomorfologia, Geoprocessamento e Geografia Física Geral; desenvolve trabalhos, principalmente, nas áreas de Cartografia Geomorfológica, Geocartografia, Análise da Paisagem, Evolução do Relevo e Geopatrimônio. É membro do Grupo de Pesquisas "Estudos Integrados em Geociências e Geopatrimônio" - GPAT. Atualmente, é Coordenadora do Laboratório de Cartografia e Coordenadora de Extensão e Cultura do IGEO/UFCAT.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Rodrigues, S. C., Helena Ribeiro Rocha Augustin, C., & Isabela Silva Martins Nazar, T. (2023). Mapeamento Geomorfológico do Estado de Minas Gerais: uma proposta com base na morfologia. Revista Brasileira De Geomorfologia, 24(1). https://doi.org/10.20502/rbg.v24i1.2233

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)