Proposta metodológica para a classificação de unidades de relevo na porção central da planície costeira do Paraná - Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v24i4.2395

Palavras-chave:

Mapeamento Geomorfológico. Geomorfometria. Processamento Digital de Imagem. Sedimentologia., Mapeamento Geomorfológico, Geomorfometria, Processamento Digital de Imagem , Sedimentologia

Resumo

As formas de relevo das regiões costeiras frequentemente representam um desafio aos métodos de mapeamento geomorfológico, principalmente pela suavidade das feições topográficas. Considerando essa dificuldade, o objetivo do trabalho é de propor um método para a classificação de unidades de relevo nesse tipo de ambiente, apoiado em informações geomorfométricas calculadas de um MDT, na resposta espectral da vegetação adaptada aos diferentes ambientes que são condicionados pelo relevo e na análise sedimentar. A área de estudo localiza-se na porção central da planície costeira do Paraná, e abrange integralmente o município de Pontal do Paraná e parcialmente os municípios de Paranaguá e Matinhos, nos ambientes de sedimentação. Por meio das assinaturas geomorfométricas foram identificadas duas formas de relevo associadas a gênese fluvial, as assinaturas espectrais permitiram identificar duas formas de relevo com gênese estuarina e as características sedimentares resultaram em três distintas formas de relevo com gênese marinha e eólica. A integração destas assinaturas permitiu a classificação de sete unidades de relevo: 1) 2) 3) 4) 5) 6) e 7), compatíveis com a escala 1:10.000 com impressão na escala 1:25.000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Comerlato, T., Lamour, M. R. ., & Silveira, C. T. da . (2023). Proposta metodológica para a classificação de unidades de relevo na porção central da planície costeira do Paraná - Brasil. Revista Brasileira De Geomorfologia, 24(4). https://doi.org/10.20502/rbgeomorfologia.v24i4.2395

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)