AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO MACAÉ – RJ A PARTIR DA METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTILOS FLUVIAIS

Autores

  • Raphael Nunes de Souza Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mônica dos Santos Marçal Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v14i2.317

Palavras-chave:

Geomorfologia Fluvial, Estilos Fluviais, Rio Macaé

Resumo

Diante dos problemas ambientais, que direta ou indiretamente afetam a funcionalidade geomorfológica e ecológica dos rios, a utilização de técnicas para classificação de tipologias fluviais vem se tornando uma metodologia com apelo para a gestão de bacias hidrográficas por permitir compreender as interdependências que ocorrem entre os diferentes trechos do rio desde a nascente até a foz. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar tipologias fluviais ao longo de diferentes ambientes na bacia do rio Macaé, contextualizando-os no processo de evolução da paisagem a partir da metodologia de classificação geomorfológica de canais denominada estilos fluviais (river styles). A caracterização de estilos fluviais na bacia do rio Macaé foi realizada a partir de uma rede de avaliação hierarquizada de “parâmetros chave”, referente aos principais controles da forma e comportamento do rio, sendo eles: compartimentação geomorfológica; característica do vale; forma em planta do canal; geometria do canal; unidades geomorfológicas; e composição do leito. Com base na metodologia proposta foram identificados sete estilos fluviais cuja diferenciação permitiu compreender, de forma integrada, as formas e processos que caracterizam os diferentes ambientes fluviais, compará-los, assim como identificar sua distribuição espacial na bacia. Neste contexto, o sistema hidrográfico do rio Macaé pôde ser caracterizado como uma grande área de nascentes e canais erosivos que produzem e liberam eficientemente matéria e energia até os compartimentos mais baixos do relevo, que por sua vez o processam com menor velocidade até os trechos retificados, onde há novamente um aumento da capacidade de transporte até a saída do sistema na cidade de Macaé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Nunes de Souza Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Geografia, Planejamento e Gestão Ambiental. Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) - UFRJ. Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação de Solos (LAGESOLOS/UFRJ).

Mônica dos Santos Marçal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Geografia da UFRJ. Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação de Solos (LAGESOLOS/UFRJ).

Downloads

Publicado

21-03-2013

Como Citar

Lima, R. N. de S., & Marçal, M. dos S. (2013). AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO MACAÉ – RJ A PARTIR DA METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTILOS FLUVIAIS. Revista Brasileira De Geomorfologia, 14(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v14i2.317

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)