AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO MACAÉ – RJ A PARTIR DA METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTILOS FLUVIAIS

Authors

  • Raphael Nunes de Souza Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mônica dos Santos Marçal Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v14i2.317

Keywords:

Geomorfologia Fluvial, Estilos Fluviais, Rio Macaé

Abstract

Diante dos problemas ambientais, que direta ou indiretamente afetam a funcionalidade geomorfológica e ecológica dos rios, a utilização de técnicas para classificação de tipologias fluviais vem se tornando uma metodologia com apelo para a gestão de bacias hidrográficas por permitir compreender as interdependências que ocorrem entre os diferentes trechos do rio desde a nascente até a foz. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar tipologias fluviais ao longo de diferentes ambientes na bacia do rio Macaé, contextualizando-os no processo de evolução da paisagem a partir da metodologia de classificação geomorfológica de canais denominada estilos fluviais (river styles). A caracterização de estilos fluviais na bacia do rio Macaé foi realizada a partir de uma rede de avaliação hierarquizada de “parâmetros chave”, referente aos principais controles da forma e comportamento do rio, sendo eles: compartimentação geomorfológica; característica do vale; forma em planta do canal; geometria do canal; unidades geomorfológicas; e composição do leito. Com base na metodologia proposta foram identificados sete estilos fluviais cuja diferenciação permitiu compreender, de forma integrada, as formas e processos que caracterizam os diferentes ambientes fluviais, compará-los, assim como identificar sua distribuição espacial na bacia. Neste contexto, o sistema hidrográfico do rio Macaé pôde ser caracterizado como uma grande área de nascentes e canais erosivos que produzem e liberam eficientemente matéria e energia até os compartimentos mais baixos do relevo, que por sua vez o processam com menor velocidade até os trechos retificados, onde há novamente um aumento da capacidade de transporte até a saída do sistema na cidade de Macaé.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raphael Nunes de Souza Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Geografia, Planejamento e Gestão Ambiental. Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) - UFRJ. Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação de Solos (LAGESOLOS/UFRJ).

Mônica dos Santos Marçal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Geografia da UFRJ. Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação de Solos (LAGESOLOS/UFRJ).

Published

2013-03-21

How to Cite

Lima, R. N. de S., & Marçal, M. dos S. (2013). AVALIAÇÃO DA CONDIÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO MACAÉ – RJ A PARTIR DA METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DOS ESTILOS FLUVIAIS. Revista Brasileira De Geomorfologia, 14(2). https://doi.org/10.20502/rbg.v14i2.317

Issue

Section

Articles