Geomorfologia, Análise ambiental e Geoprocessamento
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v1i1.69Resumo
Este trabalho objetiva realçar algumas possíveis conexões entre o conhecimento geomorfológico e sua prática, e a perspectiva sistêmica e o geoprocessamento. A Geomorfologia é reconhecida como um campo fundamental de investigação científica, em particular em relação à pesquisa ambiental.
Muitas definições são submetidas à crítica, na tentativa de chamar a atenção de pesquisadores do ambiente para as contribuições conceituais, metodológicas e tecnológicas oriundas da Teoria Geral dos Sistemas e do Geoprocessamento e uso de Sistemas Geográficos de Informação.
Dois tipos de modelos ambientais são apresentados: a) um modelo geomorfológico pictórico-sistêmico; e b) um modelo ambiental conceitual-holístico. Uma breve discussão acerca de termos como avaliações, cenários e diagnoses ambientais compõem a parte final do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.