GEOMORFOLOGIA E GEOSSISTEMAS: INFLUÊNCIAS DO RELEVO NA DEFINIÇÃO DE UNIDADES DE PAISAGEM NO MACIÇO ALCALINO DO ITATIAIA (MG/RJ)
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v17i4.907Palavras-chave:
Geossistemas, maciço alcalino do Itatiaia, grupos de fáciesResumo
A concepção geossistêmica foi engendrada no corpo teórico e metodológico da Geografia Física a partir do canal de comunicação eslavo, e os desdobramentos para as regionalizações físico-geográficas e estudos de detalhe focados em aspectos dinâmicos foram seminais. A partir deste aporte teórico-metodológico, o presente artigo discute relações entre o sistema geomorfológico e os geossistemas no maciço alcalino do Itatiaia (SP/MG/RJ), enfatizando a influência do relevo na interpretação, classificação e mapeamento. Foram interpretadas integridades espaciais a partir dos níveis topológicos, sendo adotados os grupos de fácies como unidade de mapeamento na escala de 1/50.000, agrupando-se em duas classes de fácies que tipificam o topogeócoro dado pelo maciço alcalino. A gênese tectônica do relevo, pautada em intrusão sienítica cretáceo-paleocena e nos pulsos tectônicos posteriores definiram um sistema geomorfológico morfometricamente caracterizado por vertentes íngremes e dissecação profunda, com intensa lateralidade em seus fluxos de matéria e energia. Sua compreensão demanda a articulação entre os aspectos evolutivos fundamentais que influenciaram a gênese deste indivíduo geográfico e o enfoque dinâmico compatível com as escalas de semidetalhe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.