Litoestruturas dobradas na dissecação da borda ocidental da Chapada do Alto Rio Maranhão, Planalto Central Goiano: o caso da Reserva Legado Verdes do Cerrado, Votorantim, Niquelândia/GO
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v24i2.2264Palavras-chave:
Erosão diferencial, Relevo estrutural, Hogbacks, Feições triangulares de camadasResumo
As zonas de dissecação marginais às chapadas do Planalto Central Goiano resultam da erosão diferencial e da litoestratigrafia de estruturas regionais deformadas da Faixa Brasília, a partir de superfícies pretéritas herdadas. O objetivo deste artigo foi verificar o relevo resultante da interação entre a erosão diferencial e os dobramentos da borda ocidental da Chapada do Alto Rio Maranhão em Niquelândia (GO), a partir dos mapeamentos geológicos, da determinação em campo da petrografia e orientação das camadas das rochas e de perfis topogeológicos. Os resultados mostram vales escavados entre rochas metacarbonáticas e metapelíticas, enquanto as serras são sustentadas por rochas metapsamíticas. Dolinas e afloramentos de rochas metacarbonáticas evidenciam a coparticipação da carstificação. A sequência lateral metacarbonatos-metapelitos-quartzitos alinha alternadamente serras e vales na direção preferencial E-W. A drenagem é assimétrica devido os tributários mais longos ocorrerem sobre os terrenos de metacarbonatos e metapelitos; enquanto que os tributários opostos, mais curtos, ocorrem sobre metapsamitos. Os vales paralelos à direção e perpendiculares ao mergulho das rochas, configuram-se como vales ortoclinais. As serras, sustentadas pelos quartzitos, com direção preferencial E-W e mergulhos superiores a 30°, configuram hogbacks. Alguns vales com interflúvios descrevendo parábolas, sustentadas por metapsamítos dobrados, formaram combes, pela erosão do centro da antiforma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.