ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DA REGIÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE ITACOATIARA, SILVES E ITAPIRANGA, NORDESTE DO ESTADO DO AMAZONAS.
DOI:
https://doi.org/10.20502/rbg.v16i4.545Palabras clave:
Morfoesculturas, Controle Estrutural, NeotectônicaResumen
O principal objetivo desse estudo foi caracterizar as feições morfoesculturais e morfoestruturais correlacionando-as com as unidades geológicas, ao longo das rodovias estaduais AM-010 e AM-363, abrangendo os municípios de Itacoatiara, Silves e Itapiranga, os quais estão inseridos nas unidades morfoestruturais do Planalto Dissecado Rio Trombetas – Rio Negro e Planície Amazônica. As feições geomorfológicas estão esculpidas sobre rochas pertencentes à Formação Alter do Chão e Novo Remanso. O Planalto Dissecado Rio Trombetas-Rio Negro comparece sob formas de platôs e colinas. As colinas apresentam topos convexos (Dc) com amplitude de até 1 km de extensão por 200 m de largura e altimetria atingindo 80m. Por outro lado, os platôs apresentam topos aplainados e conservados (Dptac), topos convexos (Dptc) e topos aplainados (Dpta), com amplitudes que variam entre 1 a 8 km de extensão com 100 a 400 metros de largura e altimetria de até 150 m. Na área restrita a Planície Amazônica, às formas de relevo mais representativas são os terraços fluviais, os paranás, as ilhas, os lagos e os “furos” que se encontram principalmente sob a ação hidrodinâmica do rio Amazonas. A análise geométrica dos elementos estruturais fotointerpretados combinados com observações de campo resultou na identificação de falhas normais em arranjo lístrico e permitiu elaborar um modelo morfoestrutural representado por um sistema de prismas escalonados os quais mergulham cerca de 25º para SW.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.